como é dificil...
Como fazer escalas tonais?
Pegue uma folha de papel sulfite ou, preferencialmente, o canson A4e com uma régua desenhe fileiras de 7 quadrados de 2x2cm como no modelo abaixo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJNZbfSpy8eauKijPkpSI6TDNpZsPlyqvSezWQIOJWUu0-ZcKSprfXypG1d0yhz-3R37AuBsg8tOjyC2kxadjJcsRiu-qaHlxMGHfmrWEZQXQTeJgXan0oqjZQVzrwm89BfJmU-CkSaeU/s400/2008_escala+tonal_00.jpg)
Comece variando os tons do escuro até o claro. Você vai perceber que os tons claros são atingidos com menos camadas que os escuros.
Aplique camada suave sobre camada suave de grafite até escurecer por completo ou atingir a tonalidade que você pretende, sem deixar espaços em branco. Nunca tente atingir a tonalidade de uma vez só. Faça isso nas duas primeiras faixas de quadrados.
Muito cuidado nos tons claros para preencher cada quadrado por completo, sem falhas e sem carregar na tonalidade. Mantenha a disciplina: camada clara sobre camada clara. Resista à tentação de preencher os quadrados com forças diferentes. Também não pinte a tonalidade clara em todos de uma vez só. Disciplina: um quadrado por vez!
Preecher até ficar assim (20 minutos diários)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3C0fCKFO-4Jn-_bZpEj3sGCrwyR2CZtJNh8so1JFmPjgQY8DOf9jUT-ny_pI1n2U9Iox0F11wHGt9hP76bKg_WXbZeOqtMpRMg_LamAHL_B0QccjpAto5GZIlqaivuGM_NvP5ds1FklI/s400/2008_escala+tonal_03.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar. Este espaço é para aprendizado. Nesse mundo tão tecnológico quase ninguém tem tempo para conversar conosco. Por isso fiz o blog para falar comigo mesma.